Regras e Categorias do Beach Tennis no Brasil em 2023

As regras aplicadas nos torneios oficiais de Beach Tennis no Brasil passam por uma reorganização anual a cargo da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Isso significa que todos os atletas que se inscrevem em competições supervisionadas pela CBT devem estar cientes e concordar com sua regulamentação. Portanto, antes de tudo, é fundamental entender as principais modalidades e suas categorias para definir a melhor estratégia nas competições.

Categorias Amadoras

Todas as competições amadoras regulamentadas pela CBT ou pela Federação Internacional de Tênis (ITF) são obrigadas a seguir regras específicas. No caso das duplas femininas ou masculinas, os torneios devem oferecer categorias em três níveis técnicos (A, B e C), no mínimo uma categoria por idade (+40, +50 ou +60), e pelo menos uma categoria dedicada ao nível juvenil (sub 12, sub 14 ou sub 18).

Aqui estão algumas das normas essenciais a serem observadas no momento da inscrição em torneios amadores:

• Cada atleta pode se inscrever em até três categorias por torneio.
  • Dessas, apenas duas podem ser disputadas no mesmo dia.
  • Atletas que escolhem competir em categorias de nível técnico também podem se inscrever em categorias por idade e/ou juvenis.
  • Os atletas devem optar por apenas uma categoria de nível técnico, assim como apenas uma categoria mista.
  • Não é possível competir nas categorias profissionais e amadoras ao mesmo tempo.
  • Não é permitido participar em duas modalidades iguais por idade no mesmo torneio.
  • Atletas que competem nas categorias juvenis também podem competir nas categorias amadoras de nível técnico.

Critérios dos Níveis Técnicos

O desempenho do atleta no ano anterior à inscrição determina sua permanência ou progressão para um nível técnico superior. Além disso, outros critérios relevantes incluem a análise do departamento técnico da CBT e a classificação entre os oito primeiros colocados no ranking da Confederação no ano anterior. Importante destacar que após competir em um evento em uma das categorias de nível técnico (A, B e C), não é permitido competir em uma categoria inferior no mesmo ano.

Finalmente, atletas de maior nível técnico (A) têm a opção de não competir nas categorias profissionais.

Categorias Profissionais

A classificação como atleta profissional é determinada pelo ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF). Atletas nessa categoria não podem se inscrever nas categorias amadoras de nível técnico. Os 300 melhores atletas da lista da ITF são automaticamente considerados profissionais e têm permissão para se inscrever na categoria de idade sub 18. Somente jogadores com mais de 14 anos podem participar das categorias profissionais.

É importante observar que todas as competições apoiadas pela ITF e pela CBT devem obrigatoriamente incluir categorias profissionais.

Lista Completa de Categorias de Beach Tennis

Categorias Femininas

• DFPRO – Dupla feminina profissional;
  • SFPRO – Simples feminina profissional;
  • DFA, DFB E DFC – Duplas femininas amadoras de nível técnico A, B ou C;
  • DF40, DF50 E DF60 – Duplas femininas amadoras 40+ (nascidas até 1980), 50+ (nascidas até 1970) ou 60+ (nascidas até 1960);
  • DF12, DF14 E DF18 – Duplas femininas amadoras sub 12 (a partir de 2008), sub 14 (a partir de 2006) ou sub 18 (a partir de 2002);
  • SFA, SFB E SFC – Simples feminina amadora A, B ou C;
  • SF18 – Simples feminina amadora sub 18 (a partir de 2002).

Categorias Masculinas

• DMPRO – Dupla masculina profissional;
  • SMPRO – Simples masculino profissional;
  • DMA, DMB E DMC – Duplas masculinas amadoras de nível técnico A, B ou C;
  • DM40, DM50 E DM60 – Duplas masculinas amadoras 40+ (nascidos até 1980), 50+ (nascidos até 1970) ou 60+ (nascidos até 1960);
  • DM12, DM14 E DM18 – Duplas masculinas amadoras sub 12 (a partir de 2008), sub 14 (a partir de 2006) ou sub 18 (a partir de 2002);
  • SMA, SMB E SMC – Simples masculina amadora A, B ou C;
  • SF18 – Simples feminina amadora sub 18 (a partir de 2002).

Categorias Mistas

• DMXPRO – Dupla mista profissional;
  • DMXA, DMXB E DMXC – Duplas mistas amadoras A, B e C;
  • DMX40, DMX50 E DMX60 – Dupla mista amadora 40+ (nascidos até 1980), 50+ (nascidos até 1970) ou 60+ (nascidos até 1960);
  • DMX12, DMX14 E DMX18 – Dupla mista amadora sub 12 (nascidos até 2008), sub 14 (nascidos até 2006) ou sub 18 (nascidos até 2002).

Este guia completo sobre regras e categorias do Beach Tennis no Brasil em 2020 é essencial para que atletas, sejam eles amadores ou profissionais, entendam o cenário competitivo e estejam preparados para as competições que o esporte oferece.