Domine os Principais Fundamentos do Beach Tennis e arrase nas quadras

Os principais fundamentos do beach tennis, um esporte vibrante e crescente que combina elementos do tênis tradicional, vôlei de praia, e badminton, são cruciais para jogadores de todos os níveis, desde iniciantes até profissionais. Dominar estes fundamentos é essencial para o desenvolvimento de habilidades no esporte e para aprimorar o desempenho em quadra.

Vamos explorar os fundamentos-chave:

1. Saque

O saque no beach tennis é similar ao do tênis tradicional, mas é executado com o jogador de pé na areia, sem a possibilidade de saltar. É crucial para iniciar o ponto com vantagem. A variedade e precisão dos saques, incluindo saques planos, com efeito, ou por baixo, podem ser decisivas em um jogo.

2. Recepção

A habilidade de receber e retornar saques de forma eficaz é fundamental. Isso requer bom posicionamento, antecipação e controle da raquete para dirigir a bola onde o adversário terá dificuldades de alcançá-la.

3. Voleios

Voleios são golpes realizados antes da bola tocar no chão, essenciais para manter a pressão sobre o adversário. Exige bom posicionamento, reflexos rápidos e a habilidade de usar tanto a força quanto a sutileza, dependendo da situação.

4. Smash

O smash é uma arma poderosa no beach tennis, usado para finalizar pontos quando a bola vem alta. Requer boa coordenação, força e timing para ser eficaz sem cometer erros.

5. Defesa

A defesa no beach tennis é tão importante quanto o ataque. Inclui mergulhos, lobs defensivos e cortadas. A capacidade de transformar a defesa em ataque é uma habilidade valiosa.

6. Comunicação e Posicionamento em Duplas

A maioria dos jogos de beach tennis é jogada em duplas, tornando a comunicação e o posicionamento estratégico com o parceiro aspectos fundamentais do jogo. Saber quando avançar para a rede ou quando cobrir a linha de fundo pode fazer a diferença entre ganhar e perder um ponto.

7. Condicionamento Físico e Movimentação

A areia adiciona um elemento único ao beach tennis, exigindo excelente condicionamento físico e movimentação eficiente. A habilidade de mover-se rapidamente na areia, mantendo o equilíbrio e a estabilidade, é crucial.

8. Estratégia de Jogo

Entender as fraquezas do adversário e adaptar sua estratégia de jogo de acordo é um aspecto avançado, mas crucial. Isso inclui a escolha de golpes, variação de jogadas e a manipulação do posicionamento do adversário.

Dominar esses fundamentos é essencial para qualquer jogador que deseje melhorar no beach tennis. Além da prática constante dessas habilidades, a análise de jogos e a aprendizagem contínua com treinadores e jogadores experientes podem acelerar o desenvolvimento de um jogador.

Para quem quer elevar seu nível de jogo e aprender tudo sobre o Beach Tennis com os melhores atletas do esporte, a Escola TOSS oferece um curso para a Formação de Atletas de Beach Tennis: O Curso Básico de Beach Tennis.

Este curso te deixará pronto para arrasar em quadra, mesmo você não sabendo nada de Beach Tennis hoje, está iniciando, ou já está na categoria D – C ou B.

As aulas são ministradas pelos Instrutores Felipe Poffo e Isabella Sella, atletas incluídos na lista ITF de melhores do mundo no Beach Tennis.

O curso completo oferece um método inovador e de fácil aprendizado. Confira o que você vai aprender no curso:

• Introdução ao Esporte
  • Técnicas Básicas
  • Curtas e Lobs
  • Gancho
  • Gancho Avançado
  • Smash
  • Variações de Smash
  • Saque
  • Evolução de Saque
  • Defesa e Recepção de Saque
  • Defesa baixa
  • Volume de jogo

Não deixe o sonho de se tornar atleta de beach tennis para depois. Acesse nosso tise e conheça mais sobre o Curso Básico de Beach Tennis da TOSS.